Investir em site ou em facebook: qual é o melhor?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Empreendedores de diversas áreas se questionam muito sobre essse assunto. Com mais de meio bilhão de pessoas conectadas todos os dias, o Facebooké um fenômeno na internet e no mundo dos negócios. Porèm, criar um site profissional para sua empresa apresenta soluções completas, algo que as redes sociais não possuem.

Por isso, algumas das maiores dúvidas são:

– Qual estratégia de marketing digital deve focar, na criação de site ou de redes sociais?
– Se eu possuir um, será necessário possuir o outro?
– Como ocorre a administração e gestão do conteúdo em cada uma dessas plataformas?

Vamos lá:

Toda estratégia de marketing digital deve ser focada no cliente e em como atingi-lo. Afinal, é por meio disso que você aumentará seu alcance e, consequentemente, seus lucros. Dessa forma, é necessário entender quais são as funções do site e do facebook para o cliente.

O site é a porta de entrada do seu negócio. Ao criar um site é importante atentar ao fato de que ele precisa estar customizado de acordo com a identidade visual do seu negócio, apresentando sua marca no mundo virtual. O site compartilha os valores da empresa e divulga produtos e serviços, oferecendo informações que podem ser entendidas como mais confiáveis que aquelas na rede social. Afinal, ao fazer um site, você quer que ele passe uma imagem de profissionalismo e seriedade que não é o objetivo principal de uma rede social.

Redes sociais são utilizadas para aproximação com o público, bem como divulgação dos seus serviços. É mais fácil conhecer uma loja pelo perfil dela no facebook (a menos que você utilize os links patrocinados do Google), pois é possível impulsionar a página e as publicações, focando no seu público alvo. Como o consumidor atual pesquisa muito antes de realizar uma compra, o facebook também pode te ajudar a criar uma imagem positiva para a empresa, por meio de reviews de clientes e avaliações.

Portanto, os dois são essenciais se você está focado em fazer uma boa estratégia de marketing e divulgação. O site funciona como a fachada da sua loja, atraindo clientes e, no caso de lojas virtuais, finalizando a compra e gerando lucro. O facebook, por outro lado, é aquele responsável por captar os seus clientes, gerando interesse e confiança pelo negócio.

Função do site e estratégia de marketing

Como mencionamos anteriormente, o site representa o seu negócio no mundo da internet. Portanto quando você cria o site com profissionais, aumenta a confiabilidade da sua empresa e permite atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Além de ser capaz de adicionar outras plataformas, como blog, aumentando a experiência do cliente e levando um conteúdo de qualidade para ele. Com um blog, a chance de fidelizar o seu público é bem maior, pois, assim como uma revista, se ele tiver periodicidade de postagem (e qualidade, para atração), o cliente sempre irá voltar ao site em busca de novas informações.

 

Ao fazer um site, o espaço da página também pode ser utilizado como a empresa desejar, sendo possível apresentar a missão, valores e visão de negócio, passando uma imagem de responsabilidade para o público que o empreendedor visa conquistar. É possível, por meio do Google Analytics, mensurar os resultados e ir adaptando toda a sua estratégia de marketing. Assim, com análises, fica mais fácil acertar a estratégia.

Assim, resumidamente, as vantagens de criar um site são:

+ Capacidade de personalização: o site é a cara do seu negócio e o representa;

+ Organiza as informações: possibilidade de dividir as informações em vários setores, incluindo a missão e valores;

+  Mensuração de resultados: utilização do Google Analytics para saber os resultados do seu negócio;

+ Marketing de conteúdo: por meio do blog, oferecer informação de qualidade e atrair seu público até você.

 

Função das redes sociais e estratégia de marketing

A sua página, principalmente no Facebook (porém, é possível utilizar também o Linkedin e o Instagram), oferece proximidade com o cliente. Com ela você pode investir no marketing digital, remetendo links para o seu blog e criando imagens e vídeos que retenha a atenção do seu cliente.

Invista em conteúdo visual, em divulgação de blog, promoções e sorteios. Chame a atenção para sua página, gere engajamento. Não adianta se ele tiver 50 mil curtidas e um engajamento baixo de 5 curtidas por publicação.

Também foque na sua reputação online, quantos mais reviews bons e comentários positivos de clientes você tiver, maiores as chances das pessoas confiarem no seu produto. Atualmente, a maioria das pessoas pesquisam nas redes sociais antes de fechar uma compra online.

A fan page oferece versatilidade e, o mais importante, proximidade com o cliente. Por meio dela, é possível divulgar seus produtos e serviços, estreitando o relacionamento com a sua audiência através de conteúdos relevantes e interessantes.

Fotos, vídeos e textos são apenas alguns dos conteúdos que você pode compartilhar pela sua página do facebook. Além disso, os consumidores buscam por indicações antes de realizar qualquer compra, de forma que é essencial ter bons reviews na sua página para chamar a atenção do seu público-alvo e gerar credibilidade. Com uma boa reputação online, a propaganda boca-a-boca funciona ainda melhor.

A fan page também é gratuita e rápida de criar. Em poucos minutos você cria sua página e ainda pode convidar toda sua rede de contatos para curtir.

Portanto, as vantagens das redes sociais são:

+ Interação com o cliente: possibilidade de ter um canal aberto à dúvidas e comentários;

+ Gerar uma boa reputação: essa boa reputação pode aumentar seus lucros;

+  Redes sociais são gratuitas e fáceis de criar: ou seja, é uma estratégia que consome pouco dinheiro, inclusive possuindo um preço menor nos impulsionamentos que os links patrocinados;

Conclusão

Para uma estratégia de marketing bem sucedida, recomendamos, pelo menos, que você crie um site paro o seu negócio e tenha o Facebook para divulgação. Dependendo do perfil do seu empreendimento, fazer uso de outras redes, como Instagram e Linkedin, pode ser um diferencial e atrair mais leads. O importante é mostrar a transparência e confiabilidade que o uso de redes sociais + site gerará nos clientes.

Por: Julia Drumond

Veja Mais